COMO USAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA ATINGIR ALTA PERFORMANCE?

Com o que o sucesso se parece? O que é preciso fazer para obter alto rendimento no trabalho e na vida pessoal? Existe uma multiplicidade de caminhos, mas por que alguns indivíduos conseguem ir bem em tudo o que fazem e outros não? 

De acordo com o psicólogo e jornalista Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência Emocional (1995), a nossa mente emocional tem grande responsabilidade em nos fazer quebrar qualquer barreira em nossas vidas. Porém, desenvolver a inteligência emocional exige esforço. Para isso, iremos abordar as principais estratégias para alcançá-la enquanto mantemos o importante equilíbrio com a inteligência racional.

O objetivo da inteligência emocional não se resume apenas a se comunicar com pessoas difíceis. Vivenciar relações complicadas é parte do trabalho, mas, antes de mais nada, é necessário sair da zona de conforto para aprender a lidar com as emoções. Quer saber como?

Os quatro pilares da Inteligência Emocional

1. Autoconhecimento: 

O quanto você se conhece? Como se sente após enfrentar uma situação desagradável no trabalho ou em casa? 

Escrever um diário ou perguntar para as pessoas a sua volta como elas te veem poderá ajudá-lo a lidar com os próprios sentimentos e entender como nosso “eu” funciona. 

2. Autogestão: 

O autoconhecimento é essencial, mas como você costuma lidar com as próprias emoções? 

Talvez já tenha percebido que existem gatilhos mentais que em determinadas situações nos levam a sentir emoções que podem ser prejudiciais. Algumas técnicas como contar até dez ou respirar fundo ajudam nosso cérebro a buscar uma leitura mais racional e menos emotiva. Assim, busque relaxar antes de enviar um e-mail ou dar uma resposta impensada. Entenda cada situação, se adapte aos cenários de mudança e mantenha o otimismo.

3. Empatia:

Quem nunca reclamou para um amigo ou uma amiga sobre o trabalho ou bradou contra seu parceiro ou parceira? 

Com um pouco de sorte, nossos amigos podem ter sugerido que nos colocássemos no lugar das outras pessoas. A maneira como nos relacionamos diz muito sobre nossas emoções e a empatia é a inteligência mais importante para superar as dificuldades que temos nas relações. Aprenda a ouvir, não julgue e saiba que por trás de todo comportamento existe uma necessidade. 

Nas empresas, a qualidade da empatia está relacionada com a comunicação e a consciência organizacional. Já se colocou no lugar do dono da empresa ou do seu cliente para entender mais sobre seus problemas e prioridades? Ser empático é sempre o melhor caminho. 

4. Gestão de relacionamento:

Como você lida com o outro, efetivamente? Que tipo de relacionamento costuma obter na vida? 

Aqui, utilizamos nosso autoconhecimento, a autogestão, a empatia e todas as dificuldades que permeiam a relação humana para buscar o melhor resultado nas relações. Com muito trabalho e o desenvolvimento da maturidade, você aprenderá que adiar conversas difíceis só aumenta o problema. Ao ampliar sua visão, compreenderá as diferentes perspectivas das pessoas e irá buscar o consenso ao invés de impor a opinião de um lado, apenas.

Quando estiver agindo dessa forma, será capaz de influenciar as pessoas e realizar a gestão de conflitos, influenciando o trabalho de todos e aumentando sua performance na vida profissional e pessoal. 

Nas relações profissionais, a inteligência emocional é uma habilidade poderosa para a boa comunicação, a resolução de conflitos e a prática de um relacionamento interpessoal propositivo e eficaz. Fique sempre ligado nas boas práticas da sua empresa, elas existem para melhorar a qualidade do trabalho de toda a equipe.

Atenção com as emoções negativas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, e ao menos 18,6 milhões de brasileiros sofrem com algum transtorno de ansiedade. Além disso, conforme pesquisa do Instituto Ipsos, 53% das pessoas declararam piora em seu bem-estar após mais de um ano de pandemia. 

Quando emoções negativas como a ansiedade tomarem conta dos seus pensamentos, acenda um sinal de alerta e identifique a necessidade de dar um passo atrás. Para Daniel Goleman, a chave para sair desses padrões vem do balanceamento entre a mente racional e a mente emocional.

Compromisso com o sucesso

Neste ponto, será importante você pensar quais dos exemplos abordados no artigo você já sentiu dificuldades ao longo da caminhada para atingir seus objetivos.

Falando nisso, você prefere o trabalho, o entretenimento ou o descanso? Todos esses pontos fazem parte da vida, mas se você tem um objetivo, deverá aprender a focar nele para atingi-lo. As situações para dissuadi-lo de sua meta irão surgir, e se você não mantiver o foco, facilmente poderá ser impedido. Isso acontece com todas as pessoas devido à dispersão das emoções e o enfraquecimento do seu compromisso com você mesmo. 

Objetivos claros ajudam a cumprir propósitos e a desenvolver a inteligência emocional, passando por cada um dos quatro pilares. Esse é o caminho que profissionais e indivíduos de alta performance têm trilhado para aperfeiçoarem seus potenciais e obterem grande sucesso.