COMO FAZER UMA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA 360 GRAUS?

COMO FAZER UMA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA 360 GRAUS?

Com a revolução digital, o conceito de comunicação corporativa 360 graus passou a ser utilizado com frequência. O intuito do termo é indicar para as empresas uma comunicação que atinja de forma completa diferentes canais e áreas da sociedade. O resultado do esforço são empresas bem posicionadas no mercado e no imaginário do público. Mas o que uma corporação precisa fazer para alcançar esse patamar comunicativo? No livro “Os 4Rs das Relações Públicas Plenas”, Manoel Marcondes Machado Neto enumera as principais estratégias para traçar esse ângulo. Confira:

Reconhecimento:

Na esfera do reconhecimento, as empresas devem investir em um bom posicionamento na internet e na arte narrativa. O primeiro ponto diz respeito a identidades corporativas bem estruturadas, à imagem e gestão da marca e à propaganda institucional, todos bem posicionados no universo digital. A simbologia conecta as mentes do público à organização. Com a gestão de marca (branding), movimentos podem ser feitos para tornar o nome corporativo inovador, por exemplo: uma assinatura sonora. Já a arte narrativa (storytelling) foca na humanização do discurso empresarial ao contar histórias relacionadas ao negócio, como ações de responsabilidade social.

Relacionamento:

A gestão de pessoas é o ponto mais relevante no quesito relacionamento. Portanto, é essencial que exista o marketing voltado ao público interno. O quadro de funcionários deve estar plenamente informado das movimentações empresariais e deve haver esforço para evitar ruídos. O livro reforça que a satisfação dos empregados (clientes internos) está totalmente conectada à satisfação dos clientes externos. Outro ponto que não deve ser negligenciado é o Costumer Relation Management (CRM). O conceito busca entender o comportamento dos consumidores e antecipar demandas, o que gera uma inteligência competitiva para as empresas e suas estratégias de comunicação.

Relevância:

O marketing social é a chave da relevância. A estratégia consiste em criar e comunicar iniciativas que tenham impacto e aplicação na sociedade, tais como contribuições para a saúde pública. Campanhas empresariais que favorecem instituições voltadas ao câncer de mama durante o Outubro Rosa são exemplos desse ponto. Entre outras estratégias ligadas à relevância estão o patrocínio de projetos culturais e a realização de eventos, como feiras comerciais, mostras e convenções.

Reputação:

Dois conceitos estão interligados no âmbito da reputação. O primeiro deles é o Accountability, termo que não ganhou uma tradução exata na língua portuguesa, mas que se refere aos mandamentos de transparência e responsabilidade de prestar satisfações públicas. A comunicação eficiente de uma empresa deve estar sempre pronta para informar sobre seus atos, principalmente em situações de crises. O segundo conceito se refere à memória da empresa: ao dividir sua trajetória, histórias de superação e valores, uma corporação tem mais chances de se tornar ímpar no imaginário social e ser cada dia mais próxima do seu público de interesse.

Você já aplica alguma dessas técnicas na sua rotina? Fique atento(a) às dicas e trace um ângulo 360 graus da sua comunicação empresarial.

Referências:

NETO, Manoel. Os 4Rs das Relações Públicas Plenas. Editora Ciência Moderna, 2015