POR QUE O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES PERSONALIZADOS PODE MELHORAR OS SEUS PROCESSOS?

A competitividade do mercado está cada vez maior e, certamente, a tecnologia tem ajudado isso a acontecer. Hoje, para uma empresa se destacar, ela deve usar a seu favor soluções digitais que a permitam oferecer uma experiência única aos clientes. Por isso, muitas organizações se beneficiam de alternativas como os softwares personalizados para atender da melhor maneira os seus públicos. 

 

Mas o que é um software personalizado? 

 

Comumente chamados de sistemas, eles servem para ajudar a eliminar erros humanos, aumentando a eficácia e a produtividade dos processos. Por meio deles, tarefas repetitivas podem ser automatizadas de forma simples e rápida.  

 

Um software personalizado é uma solução criada sob medida para uma determinada companhia. Esse programa é desenvolvido para realizar demandas exclusivas daquele tipo de negócio, e tem como base as características e particularidades da empresa. Assim, ele oferecerá funções e serviços que poderão aprimorar o dia a dia da organização. 

 

Quando a empresa escolhe investir em um sistema personalizado, ele se torna sua propriedade. Com isso, ela passa a ser capaz de contratar outros desenvolvedores para mudá-lo ou aperfeiçoá-lo. 

 

Software personalizado ou software de prateleira? 

 

Um software de prateleira é, basicamente, um programa pronto com funcionalidades que não foram desenvolvidas especialmente para uma companhia. Essas ferramentas podem ser comercializadas em grande escala e consumidas por qualquer pessoa que se interessar em comprá-las. Um exemplo muito conhecido é o Microsoft Office. 

 

Geralmente, esse tipo de solução acaba sendo usado de forma parcial, pois, como atende a vários segmentos, é possível que o negócio acabe não usando todas as ferramentas disponíveis, mesmo pagando por elas. Diversas organizações que utilizam softwares de prateleira acabam tendo problemas devido às atualizações, já que os fabricantes deixam de atualizá-los eventualmente. Além disso, mesmo que o custo de um programa assim seja inicialmente menor, a longo prazo essa diferença acaba sendo equilibrada. 

 

O empreendedor que tem uma visão única da sua empresa pode ter dificuldades de encontrar um sistema pronto que atenda suas necessidades. Para decidir entre uma opção personalizada e uma de prateleira, é importante ter em mente tudo o que se deseja. Depois, é necessário fazer pesquisas de fornecedores e avaliar o que eles oferecem em seus softwares já prontos. 

 

Desse modo, você conseguirá obter os dados essenciais para decidir a melhor opção para o seu caso. A solução mais vantajosa será aquela que atenderá, no mínimo, 80% das suas necessidades. 

 

Existem algumas fábricas de software que trabalham tanto com programas prontos quanto com os personalizados. Fornecedoras que têm esses dois tipos de sistema costumam ajudar seus clientes na hora de escolher a alternativa ideal para seus negócios. 

 

Vantagens de um software personalizado 

 

A principal vantagem de se ter um programa personalizado é que, por ele atender as suas exatas necessidades, a equipe de serviço poderá executar as tarefas com mais rapidez e precisão. Já um software pronto, por sua vez, não terá o mesmo resultado ao se deparar com mudanças nas demandas. Assim, a companhia conseguirá gastar menos tempo e dinheiro com um sistema feito sob medida. 

 

Para a ferramenta dar resultado, a equipe de trabalho deve estar familiarizada com suas funções. E como ela será personalizada, o tempo gasto com treinamento e adaptação dos colaboradores será muito menor. Essa solução tecnológica foi criada justamente para facilitar a rotina desses times e economizar tempo, mas sem tirar a qualidade do serviço. 

 

Outra economia que um programa personalizado traz é em relação ao pagamento de recursos não utilizados na organização, sendo o que acontece com os softwares de prateleira. Por já serem prontos, podem existir neles características incompatíveis com o seu negócio. 

 

Ainda, mesmo que essas funcionalidades não sejam usadas, elas continuam incluídas na licença do sistema. No caso dos softwares personalizados você só paga por aquilo que usa. Isso, além de diminuir os custos, traz praticidade e agilidade para o trabalho. 

 

Por fim, outro benefício importante é o fato de ele ser muito mais seguro. Essa segurança ocorre porque o programa não será compartilhado com nenhum outro usuário, como acontece com as opções de prateleira. 

 

Qual o momento certo de desenvolver um software personalizado? 

 

A hora ideal de adotar um software personalizado é quando sentir que a empresa precisa automatizar os processos ou se diferenciar dos concorrentes com o auxílio de inovações tecnológicas. A demora na execução das atividades processuais e o atraso tecnológico pode prejudicar e muito o crescimento de uma organização. Por isso, essa decisão não deve ser deixada para depois. 

 

Como desenvolver um software personalizado? 

 

É necessário ter conhecimento e dominar técnicas de TI para conseguir desenvolver um programa feito sob medida. A programação do sistema irá depender do tamanho do projeto e das funcionalidades que você deseja que ele desempenhe. 

 

Existem algumas companhias que prestam esse tipo de serviço. O mais importante é avaliar a qualidade do produto e o suporte oferecido. Vale sempre a pena buscar informações sobre a reputação dessas instituições antes de escolher uma delas para criar o seu software personalizado. 

 

Ao optar por um software personalizado, você será capaz de seguir de perto o crescimento da sua empresa e aumentar a precisão das metas a serem alcançadas. Esse investimento é uma escolha muito inteligente para melhorar os processos dos negócios de todos os tamanhos.