DICAS PARA SE COMUNICAR MELHOR

Já parou pra pensar que o que falamos e como falamos diz muito sobre nossa visão do mundo? É por meio da comunicação que estabelecemos vínculos, trocamos informações e ideias, ampliamos nosso conhecimento e solucionamos problemas. Mas como essa mensagem está sendo recebida? Há compreensão de verdade do outro? 

O primeiro passo para se comunicar de forma eficaz é evitar falar do que você não tem um real conhecimento. Antes de fazer afirmações ou argumentar, é preciso pesquisar e se informar com fontes fidedignas para não perder a credibilidade. É preciso ter embasamento, expor ideias sem perder o foco, evitar julgamentos e tentar não impor um ponto de vista sobre outro. A maneira como você se expressa pode garantir excelentes resultados. Então seja assertivo e expresse de forma objetiva suas intenções. 

Quanto mais humana a abordagem, maior a conexão. Quando você cuida da forma de se comunicar, você está cuidando das suas relações. E podemos fazer isso utilizando algumas técnicas das linguagens verbal e não verbal: 

Linguagem verbal

  • Seja objetivo 
  • Use argumentos de forma clara
  • Diga não sem sentir culpa 
  • Defenda seus pontos de vista sem ser inflexível
  • Aceite críticas 
  • Se coloque no lugar do outro e pratique a empatia
  • Preste atenção na reação da outra pessoa 

Linguagem não verbal 

  • Tenha escuta ativa
  • Mantenha contato visual. Olhe naturalmente nos olhos do locutor ou em sua direção 
  • Acene com a cabeça para mostrar que você está focado e compreendendo. Esse é o elemento mais poderoso de demonstrar a participação ativa
  • Espelhe a postura do orador para mostrar que concorda com as intenções dele e que estabeleceu uma conexão
  • Use gestos e posturas amigáveis

Em tempos de pandemia, estamos utilizando muitas ferramentas para nos aproximar. Logo, praticar essas abordagens se tornou algo ainda mais necessário nos ambientes virtuais de trabalho. A partir do momento que mudamos a maneira como nos comunicamos, podemos melhorar a dinâmica de uma equipe. Nem sempre é fácil chegar ao tom exato de um e-mail corporativo ou de mensagens instantâneas, mas há alguns recursos para que a mensagem enviada seja feita de forma eficaz. 

  • Peça feedbacks
  • Simplifique a mensagem
  • Utilize recursos visuais quando for preciso comunicar assuntos complexos
  • Priorize a comunicação por videochamada, uma vez que essa forma permite que as pessoas possam se expressar com mais facilidade 

Cooperação x colaboração

Outro ponto importante para uma comunicação eficiente é entender a diferença entre cooperação e colaboração. Cooperar é oferecer ao outro o que ele precisar no momento que ele solicitar. Colaborar é trabalhar junto. Por exemplo, enviar e-mails pedindo a colaboração da equipe para responder uma pesquisa na verdade é cooperar. Porque a empresa precisa daquela resposta em um determinado prazo que atende exclusivamente a companhia.

Agora colaborar, por sua vez, é identificar o que precisa ser realizado, definir etapas do projeto a ser desenvolvido e determinar uma forma colaborativa de espaço para o trabalho em conjunto. 

Um ambiente amigável e colaborativo para compartilhar ideias melhora as oportunidades de sucesso da equipe. E uma comunicação eficaz é fundamental para que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa sem margem para dúvidas.