A IMPORTÂNCIA DO DASHBOARD PARA A GESTÃO DE PROCESSOS

Para uma empresa obter sucesso, é de extrema importância fazer uma boa gestão de dados e de informações. Porém, devido ao excesso de informações e a grande quantidade de dados que são gerados constantemente, essa tarefa pode não ser fácil. 

E o uso de relatórios, planilhas e gráficos já está ficando ultrapassado para a análise de dados, pois não são tão efetivos para suprir necessidades mais urgentes. Então, para ajudar na gestão de dados e informações de uma empresa, muitos estão utilizando os dashboards.


O que é um dashboard? 

Dashboard significa painel de bordo ou painel de indicadores. Ele é uma ferramenta de exibição visual de dados. Ele apresenta, de maneira centralizada, um conjunto de informações que podem ser indicadoras da área de TI e também de gestão empresarial. 

Essa ferramenta ajuda na tomada de decisões, pois podem mostrar como está a saúde de uma empresa em uma única tela, além de permitir que essa informação seja compartilhada com toda a equipe. 

Por meio de um dashboard, o gestor consegue ter uma noção de todos os processos da companhia, podendo também visualizar de forma objetiva os dados de um projeto específico. 

Com o auxílio desses dados coletados, é possível planejar e implementar melhorias mais assertivas nos processos, corrigir as falhas e pensar em novas estratégias. 

Usar dashboards é uma forma mais eficiente de dinamizar a gestão de um negócio, pois o gestor fica livre de enormes planilhas e relatórios. Ainda, ele consegue ter acesso a informações muito mais úteis e claras, atualizadas em tempo real e de forma automática. 


Benefícios do dashboard 

Com um dashboard é possível ter uma visão mais clara dos projetos da empresa, como as questões técnicas e financeiras, cronogramas e resultados. Dessa forma, essa ferramenta se transforma em uma solução muito vantajosa e eficiente para a gestão de dados. 

Os dashboards contam com recursos visuais que são fáceis de entender e permitem a atualização de todos os colaboradores envolvidos. Sua adoção traz muitos benefícios para a empresa, como a otimização de processos de tomada de decisões. 

Como eles centralizam todas as informações importantes dos projetos, isso permite uma visão maior da situação. E com base nesses dados, é possível fazer escolhas mais assertivas e de forma rápida, reduzindo as chances de erros e prejuízos. 

Outro benefício é a diminuição dos riscos das operações, pois como as informações são organizadas e atualizadas, isso permite a detecção antecipada de riscos. Com isso, torna-se possível criar estratégias para minimizar o impacto e a gravidade desses riscos. 

Ademais, como os dashboards facilitam a participação de toda a equipe, fica mais fácil saber como está o envolvimento de cada colaborador. Essa é uma maneira de reforçar para a equipe, o senso de coletividade e de responsabilidade perante a empresa. 

Sabemos que o tempo gasto com atividades manuais (como planilhas e relatórios) é muito grande, porém, essas atividades podem ser otimizadas com o uso dos dashboards. Assim, o tempo que sobra pode ser usado para atividades mais importantes e relevantes para a companhia. 

Dentre os inúmeros benefícios da ferramenta, podemos citar também a melhor avaliação dos resultados do projeto. Dessa forma, fica muito mais fácil corrigir e eliminar gargalos que futuramente podem gerar prejuízos. 

O último benefício, mas não menos importante, é que ele reforça a cultura organizacional da empresa, mantendo o foco em produtividade e desempenho. 


Tipos de dashboard 

Existem quatro tipos de dashboard: o tático, o analítico, o estratégico e o operacional. Cada um deles é usado para diferentes necessidades. 

O dashboard tático ajuda no planejamento e na execução estratégias de médio prazo. Ele é muito importante, pois leva as inovações e destaques da companhia nesse mercado tão concorrido. 

Já o dashboard analítico é usado para encontrar padrões e tendências de comportamento. Ele também auxilia a avaliar se os projetos estão andando de acordo com o esperado, e mensurar os impactos deles. Com isso, a organização consegue alcançar os objetivos desejados, já que fica mais fácil ajustar as estratégias. 

O dashboard estratégico é mais utilizado para atingir objetivos a longo prazo. Por meio dele, somos capazes de obter informações privilegiadas que podem ser usadas de forma estratégica. 

Para gerar mais engajamento, as informações tiradas dessa ferramenta podem ser compartilhadas com todos os colaboradores. O que geralmente costuma estar no dashboard estratégico são os dados financeiros, os resultados das metas e o desempenho de toda a empresa. 

Os dashboards operacionais, como o próprio nome já diz, controlam as operações. Ou seja, nele para acompanhar erros e as falhas das operações. O objetivo desse tipo é identificar os erros operacionais por meio da análise de dados. Através dele, é mais fácil consertar esses erros, para não prejudicar o objetivo final da operação. 


Dicas para criar um dashboard eficiente 

A primeira dica para criar um dashboard eficiente é escolher uma ferramenta adequada e de fácil utilização. Desse modo, você consegue economizar mais tempo e trabalhar de forma mais eficiente. 

Uma das ferramentas mais utilizadas para a criação de dashboards é o Power BI, que nos permite elaborar relatórios e, a partir deles, um dashboard específico para suprir as necessidades. 

Outra dica é evitar colocar muitas informações no seu dashboard, porque o excesso deixa tudo mais difícil. É importante, também, mantê-los sempre atualizados. Reservar um tempo na semana para revisar as métricas apresentadas pode ser muito útil. 

E a última dica é disponibilizar alguns espaços na empresa para apresentar os dashboards criados. Isso proporciona uma visão mais centralizada dos processos, para todos os colaboradores, de todos os departamentos. Assim, conseguirá obter o feedback de mais pessoas, que podem acarretar em melhorias para os próximos dashboards. 

A maioria das empresas podem se beneficiar dessa ferramenta. Portanto, não deixe de implementá-la em seu negócio. Os benefícios e vantagens são muito claros, como a transparência e o acesso aos dados. Se você quer tomar decisões mais assertivas que influenciam diretamente no futuro da sua companhia, os dashboards certamente serão de grande ajuda.