MAIORES TENDÊNCIAS EM TECNOLOGIA ESTRATÉGICA PARA 2021

AS MAIORES TENDÊNCIAS EM TECNOLOGIA ESTRATÉGICA PARA 2021

A pandemia causada pelo novo coronavírus provocou mudanças significativas na forma como nos relacionamos e trabalhamos. Como consequência, muitas empresas tiveram de se adaptar ao novo cenário e buscar alternativas para tocarem seus negócios. Aquelas que conseguiram reagir de forma rápida e exploraram novas maneiras de operarem, como o Home Office, saíram na frente dos competidores.

Este ano, a tecnologia foi preponderante para que milhares de instituições pelo mundo continuassem ativas e mantivessem o emprego de seus empregados. Para 2021, nove tendências do ramo, centradas em pessoas, locais e entregas, irão se destacar. Juntas, elas oferecerão mais plasticidade às organizações, fator que ajudará a guiá-las dentro dos próximos cinco anos. Confira a seguir um resumo de cada uma delas:

Tendência #1 - Internet of Behaviors

O termo significa internet de comportamentos. Refere-se à tecnologia responsável por capturar a “poeira digital” da vida das pessoas por meio das redes socias e uma variedade de outras fontes, como reconhecimento facial, rastreamento de localização e big data. Essas informações coletadas podem ser usadas por entidades públicas ou privadas para monitorar eventos comportamentais e influenciá-los.

Tendência #2 - Experiência total

É a combinação entre experiências tradicionalmente isoladas, como a multiexperiência e as experiências do cliente, funcionário e usuário. Essa conexão é capaz de criar uma melhor experiência geral para todas as partes e identificar novas atividades a serem integradas ou desenvolvidas.

Tendência #3 - Computação de aprimoramento de privacidade

Compreende tecnologias que atuam na proteção e transformação dos dados e algoritmos, garantindo um ambiente confiável para o processamento e a análise das informações de forma descentralizada e segura.

Tendência #4 - Nuvem distribuída

Proporciona opções públicas de nuvens para diferentes locais físicos. Tal medida, além de ajudar com os problemas de latência, permite que os consumidores se beneficiem dela e evitem soluções caras e complicadas de nuvens privadas. Entre os exemplos, é possível citar a distribuição de serviços de nuvem como parte da tecnologia de internet 5G.

Tendência #5 - Anywhere Operations

Refere-se a um modelo operacional de TI desenvolvido para dar suporte aos usuários e capacitar funcionários em qualquer lugar. Além disso, a tecnologia possibilita o gerenciamento da implantação de serviços de negócios em uma estrutura distribuída. Exemplos: suítes de escritório on-line e plataformas de reuniões virtuais.

Tendência #6 - Malha de segurança cibernética

É uma arquitetura distribuída de abordagem escalável, flexível e confiável para o controle de segurança cibernética. Ela permite que qualquer pessoa ou coisa acesse e utilize ativos digitais, não importando seus locais de origem, enquanto propicia o nível de segurança necessário.

Tendência #7 - Intelligent Composable Business

É uma arquitetura que facilita a tomada de decisão ao permitir um melhor acesso à informação, além de ser capaz de aprimorá-las com novos insights. Ela deve ser combinável, modular e suscetível a rápidas mudanças de acordo com o caminho escolhido.

Tendência #8 – Engenharia de IA (inteligência artificial)

Uma estratégia robusta de engenharia focada em inteligência artificial aprimoraria a performance, escalabilidade, interpretabilidade e confiabilidade dos modelos de IA existentes. Isso aumentaria as chances de mais protótipos saírem do papel, recompensando o valor investido. Um dos pilares principais do setor é o DevOps, cujo o conceito e a implantação já foram abordados em nosso blog.

Tendência #9 – Hiperautomação

Cenário no qual as empresas automatizam quantas tarefas e processos de TI forem possíveis ao utilizar ferramentas como IA, machine learning, robótica, entre outras soluções para mecanizar decisões e atividades. Exemplos: digitalização de documentos/artefatos e fluxo de trabalho digital.

Referências:

BURKE, Brian. Top Strategic Technology Trends for 2021. Gartner, 2020.