O QUE ESPERAR PARA O FUTURO DA COMUNICAÇÃO E DO MARKETING?

A pandemia chacoalhou os planejamentos de comunicação e marketing da maioria das empresas ao redor do mundo. Ainda não entendemos plenamente suas implicações em longo prazo, mas o que está claro é que os planos já se transformaram de acordo com a maneira como os consumidores pensam e agem. Algumas tendências são previstas após algumas pesquisas e análises globais, mas apesar de tudo ainda ser muito incerto, precisamos estar antenados. Confira o que vem por aí:

 

Pesquisas por voz e assistentes virtuaisSer o primeiro nas páginas de resultados já não é mais o ápice do Search Engine Optimization (SEO), o foco, agora, é a tal “posição 0”, ou seja, um trecho em destaque localizado acima dos resultados da pesquisa. E quando essa pesquisa começar com um “Ok, Google”, “Siri!” ou “Alexa!” mais vai nos remeter a essas novas tendências. A pesquisa por voz está em plena ascensão, e logo mais pessoas vão adotar essa facilidade no seu dia a dia. Com a pandemia, o uso de assistentes virtuais cresceu 47% segundo pesquisa da consultoria Ilumeo.

 

Vídeos curtosOutro recurso que tende a crescer para otimizar o tempo. Os consumidores anseiam por informações, mas elas precisam ser rápidas, envolventes e de um jeito simples de consumir. Além do já famoso TikTok, o Instagram também investiu em vídeos curtos com o Reels, e o YouTube com o Shorts. Ou seja, uma funcionalidade para vídeos de até 15 segundos que são produzidos e consumidos rapidamente.

 

PodcastsAssim como os vídeos curtos, os podcasts também se tornaram muito convenientes para os consumidores, pois durante seu deslocamento diário, enquanto treinam, cozinham ou em outros momentos em que a leitura poderia ser difícil, eles podem ser reproduzidos com tranquilidade e facilidade.

 

Experiência do clienteUma outra tendência é a jornada de compra com foco na experiência do cliente, que ainda pode ser muito explorada, principalmente quando permite itens personalizados, mas com a essência da empresa.  E como conseguir atender o cliente de maneira rápida, inteligente e personalizada? O monitoramento integrado de mídias já é um recurso utilizado há algum tempo, mas ainda precisa ser aprimorado. Analisar o público e entender como e por que as pessoas se conectam com as marcas são grandes vantagens competitivas, ainda mais na era da instantaneidade digital.


Por isso, é importante incluir todas as mídias, incluindo notícias e redes sociais. Sabemos que ainda é necessário humanizar a máquina porque as pessoas valorizam muito o sentimento de acolhimento e identificação das empresas que consomem conteúdo, produtos ou serviços. Logo, um bom posicionamento em diversos canais de comunicação, e de forma integrada, deve ser a grande sacada de 2021.


Conclusões 


Não será uma tarefa simples ser assertivo em tantos aspectos, mas se isso acontecer, o engajamento do público será imediato, o que pode trazer grandes resultados para uma marca. Portanto, instigue sua audiência, mantenha uma interação diária, envolva seus seguidores, os chamem para falar da experiência que tiveram com a marca, inclua a sua equipe nas ações, isso ajuda na sua reputação e fará com seus colaboradores se sintam valorizados e ouvidos. Assim, você tende a criar laços entre consumidores e empresa e colaboradores e empresa.