OS 25 TRABALHOS DO FUTURO

OS 25 TRABALHOS DO FUTURO

A tecnologia tem avançado a passos largos nas últimas décadas. O advento dos computadores e da internet, apenas para citar alguns exemplos, trouxe mudanças significativas nas formas com que nos relacionamos e trabalhamos. A sociedade contemporânea vive em uma era de constante renovação e surgimento de novas oportunidades. Enquanto algumas carreiras deixarão de existir, outras serão criadas para atender novas necessidades. Para acompanhar o ritmo acelerado dessas mudanças, os profissionais de hoje precisam estar atualizados e ficar de olho nas tendências que estão por vir. Pensando nisso, separamos as 25 profissões mais promissoras para o futuro. Confira:

1. Desenvolvedores de Software: profissionais responsáveis por criar novos sistemas para automatizar processos. A área é e continuará relevante por muitos anos.

2. Especialista em Experiência do Usuário/Cliente: presta a assistência necessária ao cliente na compra de determinado produto ou na contratação de um serviço. Sua presença tem sido comum em sites de e-commerce e outras plataformas com foco em resultados e experiências positivas do cliente.

3. Criadores: também conhecidos como influenciadores digitais – são as pessoas que criam conteúdo na internet.

4. Consultor de Criadores: profissionais ou agências que gerenciam a carreira de influenciadores digitais.

5. Professor On-line: o ensino a distância está em plena expansão. Atualmente, a oferta e demanda por cursos especializados cresce a cada dia. E devido à pandemia de Covid-19, o EAD ganhou ainda mais força.

6. Coaching: o coach é o profissional que ajuda outras pessoas a progredirem principalmente em suas carreiras profissionais. No entanto, ele também pode atuar em diferentes áreas da vida do cliente.

7. Coaching de Atividade Física: a profissão tem sido favorecida pela influência que as mídias sociais têm exercido na imagem corporal. Hoje, muitas pessoas buscam por educadores físicos para entrarem em forma.

8. Profissional de Marketing Digital: embora já exista há algum tempo, este trabalho tem ganhado mais relevância à medida que o mundo on-line cresce. O profissional deve ser especialista em internet e se manter atualizado sobre as tendências do mundo digital.

9. Analista de Big Data: desempenha o papel de analisar os dados de um sistema online. Suas análises têm o poder de influenciar o curso de um negócio ou empresa.

10. Community Manager: cargo que lida com os clientes e comunidades nos arredores de uma companhia, coletando opiniões para melhorar o posicionamento da mesma.

11. Engenheiro Ambiental: trabalho essencial para os empregos no futuro por causa das mudanças drásticas pelas quais tem passado o meio ambiente.

12. Engenheiro Hospitalar: profissão alinhada com a evolução tecnológica dos hospitais, como o desenvolvimento de máquinas para novos tratamentos, cirurgias e o dia a dia dos profissionais de saúde.

13. Segurança da Informação: é o responsável por garantir que as informações digitais de instituições públicas ou privadas não sejam invadidas ou alteradas.

14. Gerenciamento de resíduos: setor em ascensão devido à alta considerável na produção de resíduos, principalmente os sólidos.

15. Arquiteto e Engenheiro 3D: os especialistas na área conseguirão oferecer experiências realistas aos seus clientes com projeções em três dimensões, impulsionando os setores de engenharia, arquitetura e urbanismo.

16. Desenvolvedor de wearables: são itens “vestíveis” como óculos, lentes, relógios e outros dispositivos com algum tipo de tecnologia que oferecem recursos que facilitam o dia a dia das pessoas.

17. Consultor de imagem: fornece às pessoas conselhos para manter uma boa aparência na vida pessoal e profissional, como cortes de cabelo e vestimentas.

18. Gerente de inovação: terá o papel de repensar as estratégias de uma empresa, seja em seu core business ou em alguma área específica, com a finalidade de aperfeiçoar seu modelo de negócios.

19. Geneticista: profissão em que deverá ser possível identificar doenças que uma pessoa pode vir a desenvolver e agir sobre ela antes mesmo que os sintomas apareçam.

20. Gestão de talentos: cargo que vai um pouco além do que o RH faz atualmente. Identifica e atua de forma mais precisa sobre os pontos fortes e fracos das pessoas a fim de torná-las profissionais melhores em suas carreiras.

21. Representante de vendas interno: profissional que aborda o cliente apenas quando ele demonstra interesse no produto. A tendência é que, no futuro, as vendas sejam cada vez mais personalizadas e assertivas dependendo do cliente potencial.

22. Especialista em e-commerce: possui a missão de conseguir destacar uma determinada loja e atrair clientes dentro de um cenário já bastante acirrado de competição.

23. Profissional de saúde mental: profissionais como terapeutas e psiquiatras ainda terão alta demanda devido ao cuidado personalizado com seus pacientes, algo que não pode ser substituído por máquinas.

24. Especialista em energias renováveis ou alternativas: a necessidade em pensar em novas possibilidades e explorar recursos alternativos para a preservação ambiental será cada vez maior ao longo dos próximos anos.

25. Gerente financeiro: profissional que será indispensável por muitos anos para a administração do dinheiro de pequenas e grandes empresas. Ele é responsável por tomar decisões que os computadores ainda não conseguem.

Referências:

BITTENCOURT, Thais. 25 jobs of the future: trends that deserve your attention. Hotmart, 2018. Disponível em: https://blog.hotmart.com/en/jobs-of-the-future.